Resultado da eleição pode acirrar disputa pela Prefeitura de Manaus

A disputa pelo Governo do Estado está em curso, mas já aponta para o acirramento da eleição de 2012, para a Prefeitura de Manaus.

Anote os nomes dos possíveis candidatos:

Eduardo Braga – Disputa o Senado e, eleito, tem vários motivos para entrar na disputa. O primeiro é que não arriscaria nada, já que seu mandato iria até 2018 e a esposa, Sandra Braga, é a primeira suplente. Depois, se confirmadas as pesquisas, terá uma grande votação em Manaus. E, talvez o mais importante, vai procurar evitar que a Prefeitura se transforme em fonte de fortalecimento de um adversário às suas intenção de retornar ao Governo do Estado em 2014;

Vanessa Grazziotin – Se perder, fica sem mandato e talvez tenha que deixar a disputa da Câmara Municipal para o marido, Eron Bezerra, caso este não alcance a Câmara Federal. Se ganhar, fica forte e, respaldada pelo longo tempo restante de mandato, como Eduardo Braga, certamente estará na disputa;

Alfredo Nascimento – Ainda senador, estará vivendo os dois últimos anos do mandato, caso perca a eleição para o Governo do Estado, e precisará, no mínimo, manter a imagem na mente do eleitor. A própria exposição na eleição atual pode ser a plataforma de lançamento da candidatura à Prefeitura, em 2012;

Omar Aziz – Se perder, é o nome de maior confiança de Eduardo Braga, terá saído de duas eleições majoritárias, do Governo do Estado e entra na disputa;

Serafim Corrêa – Vice de Alfredo, concorre à Prefeitura em 2012 ganhando ou perdendo. Foi isso, aliás, que afastou o atual prefeito, Amazonino Mendes, da campanha de Alfredo Nascimento – apoiando o ex-ministro, Amazonino estaria trabalhando para eleger o adversário de ontem e de amanhã;

Amazonino Mendes – Mesmo que demonstre pouco apetite para novo embate majoritário, como demonstrou ao desistir de concorrer ao Governo do Estado, dificilmente deixará de disputar a reeleição. Até 2012, os problemas jurídico-criminais enfrentados por seu vice, Carlos Souza, estarão definidos – se condenado Carlos perde a vice e se inocentado torna-se forte cabo eleitoral. Não disputar daria um fim melancólico à sua carreira e retiraria de sua história o título de “prefeito da Copa”, que ele parece perseguir;

Tem mais candidato. Mas esses são os mais óbvios.

Como se vê, a briga nas eleições atuais tem muito a ver com a eleição para a Prefeitura de Manaus. É um olho no prato e outro no gato.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Heber Gomes disse:

    Bom dia , Marcos Santos , bela leitura do cenário politico de estar por vir.Ótimo fim de semana um abraço.

  2. Ronaldo disse:

    Vc esqueceu de falar do Sen. Arthur Neto, porem aceito que vc pens igual a mim. Arthur eleito senador.

    RESPOSTA:
    Não, Ronaldo. É que o Senador Arthur Virgílio deixou a prefeitura de Manaus, em 1992, prometendo que não disputaria mais o cargo de prefeito. Afirma que a prefeitura de Manaus é para uma vez e só. Dificilmente, mesmo se perdesse a eleição, quebraria essa promessa.

  3. marco bentes disse:

    é complicado avaliar o atual contexto politico, pois o resultado dessas eleiços vao dar suporte ao proximo pleito, porém vale avaliar que em uma possivel vitória de Alfredo a oposiçao local vai sair bastante fortalecida e Serafim virá como uma força expressiva, por outro lado o atual prefeito que ainda esta com uma adminstraçao com baixos indices de aceitação, pois nao mostrou a que veio, no mais é aguardar as alianças palacianas pois dificilmente o proximo presidente terá a aceitação que hoje desfruta o presidente lula no amazonas.

  4. Professor Paulo Silva disse:

    Prezado.

    Tua análise é óbvia. Discordo, não que tu estejas errado, mas, discordo quando dizes que Eduardo Braga fará tudo para evitar que a prefeitura de Amazonino não se fortaleça. Fazendo isso Eduardo estará contra a melhoria da qualidade de vida da sociedade amazonense e, se assim o fizer, ele não será eleito nem pra vereador. Estamos de olho.

  5. Joel Araújo disse:

    Marcos,
    vc naum acha q o Praciano disputa 2012. já foi candidato da outra vez, foi bem votado e é da mais alta confiança da sociedade manaura.
    Saudações parintinenses.

  6. O Cara disse:

    Marcos,
    Tenho certeza que este tal de Fernando Valente será a nova aposta de Amazonino. O Rapaz saiu do nada para infernizar a vida de Eduardo Braga, provável concorrente em 2012. Se Amazonino não tiver saúde para concorrer tenho certeza que ele será VALENTE!!!

  7. Ademar Xico Gruber disse:

    Tens toda a razão. O quadro de 2010, refletirá o de 2012 e pavimentará 2014. Não há projeto para Manaus e para o estado. Apenas projetos pessoais. É uma pena, mas é a realidade que vivemos. Nunca se sabe se em quem votamos vai cumprir o mandato. Isto também vale para ex-Prefeitos candiatos a Deputado estadual. Com estes “artificios” o surgimento de lideranças novas fica deturpado e a população é que verdadeiramente perde. “Eles” mesmo derrotados ganham…

  8. ALEXANDRE SIMÕES disse:

    Caro marcos não se esqueça que poderemos ter um bom nome para combater a máquina que já está há mais de 20 anos administrando a cidade e o estado. LUIZ CASTRO (reeleito em 2010) ao meu ver será um nome importante no cenário de 2014, ainda mais mantendo sua independência e ficha limpa que tem no meio político de nosso estado.

    Aguarde e verá o que estou postando hj em seu blog. Um abraço

  9. Márcio Lira disse:

    Por isso torço para uma vitória do Omar. Quero ver esse embate de gigantes: Alfredo, Eduardo, Amazonino e Serafim. Eleição do século!