Livros para os presidiários

A sociedade cristalizou uma ideia errada sobre os condenados à prisão. O inconsciente coletivo imagina que, condenado, o sujeito nunca mais será visto. Aí, um belo dia, o presidiário aparece na frente daquele que tripudiou sobre ele, em carne e osso, surpreendendo e causando uma santa indignação. Ocorre que o Brasil não tem prisão perpétua. Nem pena de morte. A liberdade é a condição natural do ser humano e o sistema presidiário tem a obrigação de preparar o preso para a volta ao convívio social.

A Escola de Administração Penitenciária (ESAP) trabalha para mudar isso. Neste momento, a instituição, ligada à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejus), realiza campanha para recolher livros e criar bibliotecas em todos os presídios amazonenses.

O Amazonas tem oito penitenciárias em Manaus, Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, Penitenciária Feminina, Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, Casa do Albergado, Unidade Prisional do Puraquequara, Instituto Penal Antonio Trindade (IPAT), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), regime fechado, Compaj, regime semiaberto.

No interior há outras oito, em Manacapuru, Itacoatiara, Tefé, Maués, Tabatimga, Humaitá, Parintins e Coari.

Destas 16 unidades, apenas duas da capital possuem bibliotecas, o Compaj, regime fechado, e a Penitenciária Feminina. Nenhuma, no interior do Estado.

A gerente da Esap, Shéryde Karoline Lima de Oliveira, está empenhada na campanha de doação de livros. “A leitura pode colaborar no processo de ressocialização, desenvolvendo o senso crítico dos detentos e levando-os a refletir sobre suas escolhas, pois além de potencializar as capacidades intelectuais do indivíduo, proporciona o exercício da cidadania, disponibilizando democraticamente o conhecimento. Faça sua Doação!!!”, diz o material que Sheryde está enviando.

Veja o folder da campanha:

Anote os telefones e ligue para fazer sua doaçãoRepetindo os contatos:

Shéryde Karoline Lima de Oliveira
Diretora da Escola de Administração Penitenciária – ESAP
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Amazonas – SEJUS
(92) 3215-2780; 3215-2783
www.twitter.com/sheryde
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *