Decisão de desembargadores abre uma réstia de esperança

Os desembargadores do Amazonas decidiram hoje, por 9 votos a 6, que a Prefeitura de Manaus tem o direito de apreender ferramentas de obras embargadas pelo poder público municipal, cujos proprietários insistam em tocá-la. A decisão é uma fresta de esperança na bagunça generalizada em que se tornou Manaus. Uma réstia de luz para os que defendem o reordenamento urbano como saída.

Note-se o placar apertado. Sim, o Direito Positivo encontrou uma figura tipificada, o Direito de Propriedade, para defender o dono da obra. A vitória, no entanto, ficou com os que entendem que o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está no mundo e não pode ignorar o desordenamento manauara que nos condena a todos, moradores da cidade, ao caos em trânsito, comércio e turismo.

A história do caso é típica. A Prefeitura recebe denúncia de que uma obra está sendo erguida de forma irregular – desde um muro que “abraça” um poste ou uma parede que avança pela calçada e alcança a rua –, manda um fiscal ao local e esse constata a irregularidade. Ato contínuo, o proprietário é procurado para sanar o dano, recebendo um prazo para isso. Dias, semanas, meses depois, o fiscal volta ao local e a obra segue seu curso, indiferente ao embargo. Um auto de infração é lavrado, com a devida multa e o embargo da obra.

Passado mais algum tempo, numa nova denúncia, a população queixa-se que a obra ainda está sendo tocada. A Prefeitura manda outro fiscal e é lavrado um segundo auto de infração, desta vez um pouquinho mais pesado. A obra segue em frente. Sai o terceiro auto. Nesse momento, quando o fisco volta ao local leva consigo o chamado “choque de ordem”. E apreende as ferramentas da obra, seguindo o Código de Posturas do Município.

Ora, se o TJAM aceitasse que o dono dessa obra merece ter de volta suas ferramentas pelo “direito de propriedade” estaria dizendo à sociedade: “Faça o que quiser na sua obra. Ela é propriedade sua”. Seria o caos. A Prefeitura ficaria sem moral para qualquer outro passo no sentido da moralização do espaço público.

Diz-me um especialista: “O Direito não é absoluto. O Direito de Propriedade, diz a Constituição, está restrito à sua finalidade social”.

9 a 6. Preferia 16 a 0. Mas, nesse caso, o que vale é ganhar. Venceu a cidadania.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. wolf disse:

    Marcão,isso é jogada ensaiada,o UAI shopping São José deu uma melhorada na aparencia com calçada e paisagismo mas na mesma hora veio um bando ou quadrilha de mototaxistas e fez um ponto,na rua ao lado os ambulantes tomaram conta juntos com vendedores de DVDs piratas,iogurte vencido,barracas de comidas sem o minimo de higiene,churrasquinhos no meio da rua e mais outro ponto de mototaxistas,alguem tem duvidas que esses cara serão uma quadrilha organizada um dia?ja vieram ver pessoalmente os senhores Marcelo da SEMPAB e o Manoel Ribeiro que nada fizeram ja que é ano de eleição e esses famigerados dão votos,tenho nojo de ser AMAZONENSE,imaginem se não fossemos seb sede de uma copa do mundo,estaremos aqui lutando e mostraremos ao mundo o que os politicos estão fazendo com uma das capitais com maior renda percapita desse pais,se fossemos ao menos um estado pobre eu entenderia,cade toda a grana recolhida ?cade a grana dos emprestimos?cade o estado mais ecologico?gostaria que assistissem esse video e vissem com seus olhos a realidade de Manaus SUB SEDE DA COPA DO MUNDO. http://www.youtube.com/watch?v=vQIzIw-Vi5o

  2. Chagas disse:

    Lula: 300 picaretas no congresso.
    OAB/Am, 300 advogados devedores!

    Que ordem? Fala logo!
    Ah! tá, da OAB!
    Oh! Dos aprovados da 1º fase?
    Não, dos devedores!
    Não acredito! Quem? Quem está nessa lista ?
    Ô Doutor!
    Que Doutor?
    Ah! Nem te conto, o Doutor mais conhecido !
    Quem? Quem?
    Todos são mais conhecidos que nosso jaraqui e nossa Curimatâ,
    O quê? Tem alguma Doutora na lista então?
    Olha já então! tem já mesmo!
    Mas ela é conhecida?
    Mas que farinha! A nossa Doutora, aquela… !
    Não acredito!
    Pôde acreditar, eu te avisei!
    E, agora meu processo?
    Se fossem só o teu, e os meus?
    Então vamos à Ordem!
    Agora já!…
    Doutor, no dia 07 (sete) do 07 (Julho), o senhor publicou a relação dos “Nossos Doutores, aí! E agora? Doutor!
    07/07, Pôde ser conta de mentiroso, mas é senhores!
    Ah!aqui até morto é cobrado!!!!
    O quê Doutor?
    È isso mesmo!
    Então esse morto era seu inimigo?
    Ao contrário, meu melhor companheiro!
    O quê. Companheiro, do PT ?
    Não só do meu partido, mas também de trabalho!
    Então, seu coração e partido está partido?
    Não só o meu partido, mas também meu bolso e o cofre da Ordem!
    Doutor, como vai ficar nossa situação Doutor?
    É, vamos esperar eles se limparem ou vocês procurarem um limpo!
    E, tem?
    Claro…..!
    Quem?
    Eu!
    Zé, valiim meu Deus!!!!!!
    Sou eu mesmo, Dr. José Valim, vocês já me conheciam?
    É coisa de Deus.

    Marco há algum de Parintins, fala bem baixinho, é do garantido ou do teu caprichoso?