Confusão na formação do ‘chapão’ para deputado estadual

A intenção da coligação do governador Omar Aziz é ter todos os candidatos a deputado estadual alinhados numa única chapa, que já está sendo conhecida por “chapão”. Estava tudo correndo muito bem, na tarde desta terça-feira (23/06), numa reunião com representantes de todos os partidos aliados do candidato, quando o deputado estadual Nelson Azedo saiu-se com esta:

– Todo mundo sabe que esse chapão é feito mesmo para ajudar a gente, que já é deputado estadual, a se reeleger…

O tempo fechou. O ex-deputado estadual Manoel Maneca do Carmo Chaves disse que o DEM, que representava, não vai fazer figuração e não fecharia com o chapão. O PCdoB também tomou o mesmo caminho. E o racha parece que vai longe ainda…

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jose Cavalcante disse:

    Isso tudo ja estava acertado, a chapa já estava montada. Resta agora aos aliançados o consolo ou a revolta. Quem manda fazerem tudo o que o mestre mandar. Ainda há uma luz no fim do túnel: troquem o vice.

  2. Paulinho Feitosa disse:

    Prezados Marcos,

    Não sei até que ponto montar um CHAPÃO para ajudar a eleger os atuais Deputados Estaduais é ilegal, mas sei que é imoral. Que bom, se a população reconhecesse que fora aos candidatos do CHAPÃO existem outros candidatos que lutam para um dia serem eleitos e fazer cumprir a vontade do povo. O que doe, é saber que vai demorar muito para que tenhamos uma mudança no sistema político e que acabasse com esse negócio de COLIGAÇÃO. Os partidos poderiam colocar quem quizesse para Governador, Prefeito entre outros, assim poderia até dizer: Eu votei em quem eu escolhi. Hoje a frase dita por muitos “Vote certo”, “Vote naquele que você confia” entre outras parece não ter muito sentido, pois os candidatos não sào escolhidos pelo povo, mas, são colocados pelos partidos para que nós povão votemos, isto é, eu voto porque sou obrigado e não vote em quem eu quero, mas, voto em quem o partido manda.

  3. Edson Leda - Manaus/Am disse:

    Marcos, sou ouvinte fiel da Radio CBN Manaus e do leitor do seu Blog e acompanho sua luta em prol do direito, da justiça e da defesa dos injustiçados neste estado.
    Marcos, venho trabalhando uma candidatura ha seis anos e agora, nas vésperas das convenções dos partidos de apoio ao governador Omar Aziz, fiquei deveras indignado com o tamanho da ousadia e casuísmo com que os caciques dos partidos, os Deputados, os mandantes no destino do povo do Amazonas querem conduzir as coligações proporcionais.
    Veja bem, os “Majoritarios”, considerando-se eleitos nas pesquisas, já encontraram a formula para economizar despesas com os proporcionais, melhor entendido – os candidatos a Deputados estaduais. Formando um chapão com cerca de 10 partidos, só teriam que ajudar financeiramente 72 candidatos, cerca de 7,2 por partido, neste numero estariam os Deputados e alguns Apadrinhados nos quais estariam inclusos os parentes mais próximos dos caciques e figurões tais como grandes empresários, médicos, comunicadores e também os mais ricos deste estado e assim por diante.
    Aí te pergunto Marcos: Como ficariam os demais candidatos que não fazem parte deste grupo elitizado? Que chance de renovação de figuras desgastadas e repetitivas, que deveriam ter-se aposentado, pois pouco ou nada fizeram pela população que deveriam representar? Onde está a Democracia tão defendida pelo Omar, quando há poucos meses atrás, esperneava e até agonizava pedindo uma chance para ser candidato a governador, mesmo considerando as pesquisas da época que o apontavam como uma “Mala sem Alça”, que o Eduardo carregaria se quisesse arriscar elegê-lo? Eu mesmo afirmei que o Omar tinha todo o direito de ser candidato e disse a muitos amigos que ele tinha chances se movimentasse o povão que elege quem realmente lhe valoriza e lhe dá maior credibilidade e esperança de um governo mais justo.
    Ronaldo, sou pré-candidato a deputado Estadual e mando um recado para os caciques, que não tirem o direito do povão de votar nos candidatos que emanam do seio da população. Posso garantir que apesar dos caciques acharem que eleição só ganha quem tem muito dinheiro, Eu, venho, de publico, abdicar de qualquer ajuda da parte de candidatos majoritários e tenho certeza que os demais candidatos que possivelmente ficariam de fora do tal “CHAPÃO” farão o mesmo, apenas para ter seus nomes homologados e ter o direito de representar o povo amazonense. Abomino em nome do povo amazonense, principalmente das classes menos favorecidas, esse tipo de aconchavo político, e espero que nossos liderem não concretizem tamanha crueldade com pessoas que vem investindo nas suas candidaturas (eu sou Auditor Fiscal de Tributos Municipais e estou sem receber a três meses por conta da lei da inelegibilidade que me obriga a me afastar seis meses antes do dia da eleição – veja só o prejuízo financeiro, sem contar com os prejuízos morais). Não quero me envergonhar de ter votado e ate pedido votos para as pessoas que hoje estão a ponto de crucificar companheiros fieis que alimentaram esperanças de um governo mais justo e humano. Tenho visitado vários municípios e muitas comunidades na capital e veja a tendência de renovação. Renovação esta que assusta os detentores de cargo e que a qualquer custo tentam impedir o direito de outros disputarem os cargos eletivos que eles ocupam. Só um casuísmo como este, se concretizado, poderia se configurar um “tiro saído pela culatra” contra as pretensões de Omar e Outros candidatos a cargos proporcionais. Tal chapão traria o descontentamento de quase 300 candidatos, digamos por baixo com media de 1000 votos o que representaria no total 300 mil votos, isto quer dizer que, pela revolta e revanchismo, poderiam migrar 14% dos votos de Omar e lançar nos braços do adversário.
    Marcos, peço encarecidamente que você apele por nossos direitos. Já conversei com muitos candidatos que como eu, estamos muito apreensivos. Não permita que tal injustiça se concretize sem que tenhamos um voz pra nos defender.
    Meu celular: 8115 0357