Passagem de ônibus: perdemos mais uma

O prefeito Amazonino Mendes sucumbiu à pressão de rodoviários e empresários de ônibus e reajustou as passagens, a partir de sexta (11/06), para R$ 2,25. Nem podia fazer diferente. Desde que tentou endurecer o jogo, na última “greve” dos rodoviários, as empresas jamais colocaram nas ruas o mesmo número de carros e os “pregos” (panes) se tornaram ainda mais rotineiros. É uma derrota flagrante que um segmento está impondo ao coletivo da sociedade manauara.Ninguém pode dizer que não “usa”, direta ou indiretamente, o sistema de transporte coltivo em Manaus.

Você, que tem carro, usa quando perde uma hora engarrafado, por conta de um ônibus quebrado;

Você, que trabalha fora e precisa de um trabalhador para ajudá-lo, pode até não saber, mas vive com alguém insatisfeito (a) dentro de casa por conta das duas ou três horas que perde, todos os dias, dentro de um ônibus, para ir e vir ao e do trabalho;

O item dois vale para os comerciantes em geral e seus trabalhadores;

Sobrou alguém? Se sobrou, sua criatividade encontrará o nicho onde se esconde a relação do transporte coletivo com você. Duvido que sobre alguém. Daí que é preciso interferir no processo, goste ou não goste do prefeito.

É por isso que a personalização do Poder Executivo Municipal é tão prejudicial. Este é um momento para apoiar a Prefeitura, mas os adversários do prefeito, da figura individual de Amazonino, pelo temor de fortalecê-lo além da conta, acabam por enfraquecer a municipalidade.

Daí vem aumento de passagem e outros males que o coletivo não deveria suportar, mas suporta. Sem tugir, nem mugir.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adelino Abrantes disse:

    O cara aumenta a passagem, abaixa, 3 meses depois aumenta de novo… Por que devo apoiar tamanha incopetencia? Você só pode estar de brincadeira, né Marcos?

    RESPOSTA:
    Não. Em absoluto. Estou falando sério. Falo de maturidade, de um patamar acima, com instituições fortes, respaldadas pela sociedade e não esse nosso “farinha-pouca-meu-pirão-primeiro”. Você não acha que deve existir uma hierarquia Prefeitura-prefeito-ocupante do cargo, vindo este em último lugar? “O cara”, como você diz, baixa e aumenta, pinta, borda e sapateia porque a instituição é frágil e só ficará mais fragilizada à medida que for combatida à roldão do personagem que a ocupe.

  2. ARCILENE disse:

    O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE. Votem nele de NOVO e na sua GANGUE: PRAGUINHA; DEONADA E GORAYABA

  3. Lucio Viana de Sousa disse:

    Gostaria de opinar sobre o assunto o aumento da tarifa de transporte urbano de Manaus, eu concordo com o aumento desde que os motoristas e cobradores, despachantes destas linhas sejam mas educados com a população porque são um bando de mal educados,grosseiros e deslegantes! Essa é minha indignação sobre o transportes de Manaus, para béns pela radio CBN DE MANAUS, está muito bom!

  4. Joares Estivalet disse:

    Cara, a questão do preço da passagem é importante, mas mais do que opreço é a qualidade doserviço, meu Deus, parece mentira, moro próximo da estrada do turismo, tenho apenas uma opção de linha p/ me deslocar ao centro ou mesmo ao Lirio do Vale, a linha 126 tem cada “cacareco”os carros mais antigos da cidade com certeza,com assoalhos furados, sem iluminação, etc…sem falar dos funcionários que trabalham como se estivessem fazendo um favor ao usuário,motoristas e cobradores mal educados,estressados; a tabela de horrários simplesmente não existe…é o caos.
    Então teve uns malucos que começaram a fazer lotação(de maneira informal)irregular mesmo. para nós usuários está bem; é um pouco mais caro,é desconfortável, perigoso, mas pelo menos tem( ou havia)pois a policia começou a “pegar” os combeiros, mas não p/ fazer cumprir a lei e a ordem, mas sim p/ extorquir grana dos caras…tem até tipo posto de pedágio, se não acreditam, pergunte a qulaquer usuário de transporte coletivo aqui da região.
    Entendo e concordo que as kombis são ilegais e isso é errado, mas então pq o poder público não contrapõe a irregularidade com o serviço? Nós preferimos andara nos ônibus (mesmo sucateados)mas fazer oque se demoram horas e quando vem é aos pedaços,se lhes interessar pósso tirar fotos dos veiculos e mandar, mesmo correndo o risco de ter meu celular roubado,mas o que podemos oou devemos fazer?
    por favor aceito sujestões!
    um abraço, desculpem o desabafo, mas não sei a quem recorrer…
    P.S.: sou ouvinte diário do CBN Manaus!