Fórum de telefonia precisa discutir banda larga das operadoras

Fórum de Telelefonia

Presidente do TJAM, Domingos Chaloub, acertou mais uma em cheio com o Fórum da Telefonia

O Fórum da Telefonia, criado pelo desembargador Domingos Chaloub, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foi uma bola dentro – para não perder a analogia nesses tempos de Copa do Mundo. A demanda é enorme. As ações de consumidores insatisfeitos se avolumam. É mesmo hora de tentar dar uma freada como essa, chamando as empresas à responsabilidade, tentando organizar as coisas.

Aproveito para apresentar outra demanda:As operadoras de telefonia estão cometendo uma fraude explícita com o consumidor, às vistas de todos. Trata-se da venda de acesso à Internet “banda larga” pela tecnologia de Terceira Geração (3G). Vendem aqueles modens sem estabelecer a velocidade de acesso, o que significa que o cliente não tem nenhuma garantia de que conseguirá a prometida alta velocidade no tráfego.

A NET, que anda a passos de tartaruga nas últimas semanas, pelo menos promete uma determinada velocidade – 1 mega por cliente residencial, no máximo.

Ocorre então o seguinte, nas operadoras de telefonia móvel que vendem tecnologia 3G: a empresa “X” compra, apenas a título de exemplo, 100 megas de acesso à Internet. Um mega de banda é o mínimo necessário para que o cliente possa chamar o acesso de “banda larga”. A legislação até admite que seja vendido determinado porcentual a mais, mas nada superior a 20% da capacidade adquirida. Ocorre que a empresa vende acesso para milhares de clientes. Na hora de pico, quando todo mundo está acessando a Internet, os 100 megas se fragmentam, se dividem, por esse número desproporcional.

É nesse momento que o sistema trava. A tecnologia 3G some, se evapora.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ou não percebeu essa situação ou finge não perceber. E as duas alternativas são igualmente graves.

O Fórum da Telefonia, criado pelo desembargador Chaloub para dirimir conflitos, bem que podia se debruçar sobre essa questão. Começando por mostrar às operadoras que estamos atentos e o consumidor amazonense não vai aceitar que elas continuem a vender uma mercadoria que não podem entregar ou que já foi vendida a milhares de outros.

O Fórum da Telefonia é ótimo lugar para impor respeito. Só assim essa fraude explícita, que se escuda no parco conhecimento coletivo sobre o mundo novo que é a tecnologia da informação, vai ter um basta.

A presença da mídia na reunião de formalização do Fórum da Telefonia mostra como a iniciativa é pertinente

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. antonio aguiar disse:

    olá Marcos Santos,e em relação a internet a cabo, muitas pessoas reclamam pois, compramos com uma certa veloxidade para downloads e na hora “H” ficamos na mão, e ai o que devemos fazer?

    Resposta:
    Tem que continuar reclamando e apoiar, como for possível, a iniciativa do desembargador Chaloub.

  2. Mauricio disse:

    Marcos Santos!!
    Quando compramos a internet banda larga, as empresas vendem um produto de 200k, mais como o contrato AMPARA e as empresas eleas trabalham somente com 10%, sendo que como consumidor pagamos por 200K, então porque a cobrança não é feito pelo velocidade usada?? Ja que fica muito facil vender um produto caro e praticar outro e com proteção legal. até quando vamos continuar pagando pelos 10%???