Liberman, vice de Omar? Ruim para os dois

O apoio de Amazonino Mendes a Omar Aziz traz, naturalmente, o espaço para que o prefeito de Manaus influa na indicação do candidato a vice. O assunto é um vespeiro.José Melo foi indicado para o posto por Eduardo Braga. Este, por sua vez, estaria sendo pressionado pelo Planalto a apoiar Alfredo Nascimento. Mexer com Melo seria dar o pretexto para que o ex-governador apeasse do barco ou, no mínimo, lavasse as mãos quanto a Omar e proclamasse a neutralidade de sua candidatura ao Senado.

Surge agora, no horizonte, a possibilidade de Amazonino indicar para vice o deputado estadual Liberman Moreno. Nada contra ele. Tem trabalho no interior e a confiança de Amazonino. O que se indaga é a capacidade de movimentar a máquina municipal e, sobretudo, fazê-la sentir-se representada por ele.

Não, não estou recomendando um crime eleitoral – o uso explícito da máquina municipal na campanha de Omar –, mas lembrando que o nome indicado pelo prefeito se tornará, naturalmente, uma espécie de estuário das reivindicações populares na cidade. E as demandas são enormes.

A história política do Amazonas anota várias candidaturas que, bem analisadas, foram lançadas apenas para perder.

José Melo foi o nome escalado por Braga para missões espinhosas, junto aos prefeitos. Tenho ouvido vários que me dizem estar insatisfeitos com a indicação. É um risco. Já pensou se resolvem dar o troco agora?

Amazonino, Braga e Omar precisarão conversar fraternal, política e pragmaticamente sobre o vice. O mais urgente possível. Não apenas para escolher o nome, mas, sobretudo, o “timing” certo para o anúncio.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vinícius Almeida disse:

    Caro Marcos,
    espero que realmente aconteça essa movimentação, uma vez que o Alfredo acaba de cometer o erro de colocar o Português como vice.
    O Omar não pode errar nesta escolha, realmente o Dep. Liberman é um grande politico, mas me questiono se seria a melhor jogada no tabuleiro neste momento.

  2. Monica Alencar disse:

    Se o Omar quiser ser mesmo Governador, ele que recuse o Melo pra ver uma coisa. Em politica, não se tem so as articulações, tem também os ossos, que se quebram com as pancadas. Bem, para bom entendedor mei palavra basta. Puuuublica Marcos Santos

  3. o cara disse:

    Gostaria de compartilhar com vc a trincheira contra a “campanha da chantagem”. Omar precisa empurrar esta eleição para o segundo turno. Naõ basta para o Omar colocar todo mundo no palanque e provocar uma eleição plebiscitária. ele precisa fomentar uma terceira candidatura de preferência com apoio do Serra, que será presidente no primeiro turno. Esta terceira candidatura precisa chegar a 10% e apoiar Omar no segundo. aí vem a melhor parte,qual será o discurso de alfredo no segundo turno com Lula derrotado e o serra presidente.

  4. Daniel Moura Jaques disse:

    O Melo vai levar mais uma pernada, o mais impressionante disso tudo é que ele não tem VERGONHA NA CARA e ainda fica bajulando os mesmos que lhe chutam. Amazonino, Omar e Braga pensam somente neles, pois já estão lá no poder, e os bajuladores e principalmente a população do Amazonas que se dane.
    O mesmo podemos dizer da dupla dinâmica Alfredo-Serafim, que realmente o Amazonas não merece. Dois que se não fizeram nada por Manaus e o Amazonas respectivamente. Um levou todo o mandato para fazer uma balsa para os pescadores o outro o tempo no ministério para “tapar” uns buracos na BR-174, e construir portos no interior para depois afundarem.
    O Amazonas não merece políticos deste nível!

  5. Castro disse:

    Como diz o titulo desta “Liberman vice de Omar? ruim para os dois”
    Sinceramente Marcos você homem culto que és o que acha dessa conjuntura que esta se formando no Amazonas? Não é perigoso demais para soberania do Estado, se é que temos, polarizar partidos, ou seja, dois candidatos? e mais, o povo amazonense aquele que troca o voto por redes, uma caixa de rancho, dez reais, uma requisição de gasolina etc. votará em quem? Omar Azis o chamado sucessor e sobra do Onipotente SR. Braga ou Alfredo Nascimento aquele que esqueceu a Amazônia? Difícil não é? No entanto mais digo que tamanho erro foi o de Omar em ao colocar como seu vice o Dep. Liberman Moreno um homem cuja conduta no Estado não é ilibada, um homem que se recusou a investigar desembargadores atolados em nepotismo, um homem que se colocou para intermediar “brigas” de feirantes e nada resolveu. O mais engraçado nisso é que ele é do Partido Humanista Cristão…

  6. talita disse:

    Daniel, acho que dizer que Melo não tem vergonha na cara por ficar bajulando quem lhe chuta? Não vi Eduardo Braga, nem Omar Aziz, nem Amazonino falando mal dele, até agora só escuto eles falarem bem!! A questão é que Melo continua pensando no Amazonas e no progresso desse Estado, sem ficar com a arrogancia que muitos tem, que se negam a falar com todos por se doer com um ou outro comentário que muitas vezes colocam na boca dos políticos sem nem mesmo eles terem falado. E com isso prejudicando nosso Estado. O Professor é uma pessoa educada e que mantém um diálogo aberto e franco com todas as classes, por isso será Vice.