Adicione a sua ‘anta’ no trânsito

Vou propor ao Ronaldo Tiradentes, diante da insistência dos ouvintes, que editemos a segunda edição do anúncio “Não seja uma anta no trânsito”. Vamos fazer uma lista de “antas” novas, para adicionar ao comercial, que visa melhorar o tráfego na nossa cidade? Nesse post você pode ouvir o áudio do primeiro comercial, a ilustração feita por um ouvinte, que pediu anonimato, e ler, a seguir, as “antas” que já estão listadas naquela primeira versão:

Cartaz feito por ouvinte da primeira versão do comercial "Não seja uma anta no trânsito"

O texto do primeiro comercial:

Ronaldo – Marcos Santos você sabe que tem muita anta no trânsito, não é?

Marcos – Ronaldo, vamos explicar melhor esse negócio, pro ouvinte evitar ser uma anta dirigindo?

Ronaldo – Anta do trânsito, por exemplo, anda devagar pelo lado esquerdo;

Marcos – … anta vê o sujeito vindo mais rápido pela esquerda e não dá passagem;

Ronaldo – … anta anda no meio da faixa, atrapalhando todo mundo…

Marcos – … anta não respeita a faixa de pedestres…

Ronaldo – … anta não liga o farol após as 6 da tarde…

Marcos – … anta paga o IPVA e não cobra melhorias no trânsito…

LOC – Não seja uma anta no trânsito. Dirija com responsabilidade.

Rede de Rádio Tiradentes, responsabilidade social

Ronaldo – coitadinha da anta

Ouça o áudio do comercial:

ANTA NO TRÂNSITO

E agora deixe a sua contribuição, nos comentários, apontando um tipo de anta diferente das que estão assinaladas nos texto e áudio acima:

Veja também
23 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Oliveira disse:

    Anta no trânsito: “Trafegar com pisca alerta ligado, por exemplo, em dias de chuva”.Muito comum em Manaus, o pisca alerta significa que o automóvel está parado.Trafegando, inviabiliza o uso do pisca em conversões.

  2. pedro bo disse:

    ANTA NO TRANSITO É QUANDO VC ENTRA NO CARRO E NÃO VAI TRABALHAR COMO OS DESEMBARGADORES DA SEGUNDA CAMARA CIVEL QUE DESDE O DIA 06 DE ABRIL ESTOU SEM JULGAMENTO POR FALTA DE QUORUM,MARCOS ENTRE NO SITE DO TRIBUNAL E VEJA O DESRESPEITO COM QUEM PAGA OS ALTOS SALARIOS DELES,QUE PENA MAS NO CASO EU QUE SOU POBRE E PORTANTO SOU UMA ANTA.

  3. Raimundo disse:

    Anta também é:
    -quando mal o semáforo acende a luz verde o indivíduo de imediato buzina para o veículo que está a sua frente,dando a impressão que a sua buzina está conetada ao mesmo dispositivo que ativa os semáforos;
    -no semáforo,ao invés de prestar atenção ao da sua via fica olhado para o do sentido oposto visando a largada imediata(cruzamento);

    f-fica pedindo paassagem pela esquerda devido estar com mais velocidade,mas não atenta para o limite de velocidade permitido nas vias arteriais;
    -reclama quando o veículo em sentido contrário está usando luz baixa durante à noite.
    -em um engarrafamento,ao invés de ficar na fila,desvia e vai furar lá na frente.
    …..e por aí vai.

  4. pedro bo disse:

    Não é de se estranhar que num país chamado Brasil haja uma condenação máxima, para punir crimes por currupção no judiciário, que na verdade parece mais um prêmio que muitos brasileiros gostariam de receber. Ontem o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) condenou o desembargador afastado Josenider Varejão Tavares (28 anos de carreira) com a aposentadoria compulsória, pena máxima na esfera administrativa. E sabe o que ele fez!? Participou da operação Naufrágio: um esquema de vendas de sentenças e fraude em concursos no TJES. Sim, meu caro, o magistrado realizava operações “sujas” como por exemplo negociar sentenças com prefeitos em troca de dinheiro. O esquema era ousado. Envolvia a atuação de atores influentes na justiça capixaba, como advogados, juízes e servidores públicos.
    Durante suas conversas, Josenider usava como “camuflagem” para suas negociações argumentos de que o dinheiro envolvido era para doação a uma suposta casa de caridade. Comovente não? Mas a coisa piora mesmo é com o resultado do julgamento: apesar da grande quantidade de episódios de corrupção relacionados a Josenider Varejão Tavares, o desembargador vai continuar recebendo o seu “miserável” salário que pode chegar até a R$ 24 mil, valor que ele recebe atualmente. Bem, com um final feliz (pelo menos para o magistrado) dessa novela toda que culminou na maior crise da história do TJ capixaba, só me resta reproduzir uma famosa frase invertida: Seria Cômico, Se Não Fosse Trágico!

  5. Pedro disse:

    ANTA é aquele que se espreme nas laterais da rua para furar as esperas para entrar em retornos, sinais de virada de rua e entradas de viadutos.
    ANTA é o que fica mudando de faixa de trânsito constantemente para andar mais rápido que todos.

  6. icaroty Silva disse:

    Marcos,

    Anta no transito é aquele sujeito que deixa seu carro no meio da pista quando fura o pneu. Não tem a sabedoria de colocá-lo na lateral da pista ou em cima da calçada para após trocá-lo. Mas como é Anta, acredito que neste caso nem estepe tenha, ou ainda como é Anta, não sabe nem trocar.

  7. Fernando disse:

    Anta é aquele que trafega com farol alto ligado, cegando os motoristas da frente e os de sentido contrário.

  8. JPJ disse:

    Hum, sei não, Marcos Santos, mas o leitor Raimundo está parecendo a própria anta no trânsito. Quem está à frente, deve imediatamente sair quando o sinal abre, pois isso cria uma reação em cadeia nos demais motoristas. Se o primeirão dorme e demora a sair, menos carros aproveitarão o sinal verde, criando engarrafamento. Outra coisa: se um motorista está vindo rápido pela esquerda atrás de você e ainda pedindo passagem, mesmo acima da velocidade máxima permitida (o Raimundo deve andar com radar dentro do carro dele), o motorista da frente deve dar passagem e não ficar empatando o outro apressado. Isso causa acidentes, pois faz com que o apressado ultrapasse pela direita. Ninguém sabe os motivos que levam ao apressado andar rápido (pode ser desde alguém doente até chifre). Simplesmente dê passagem e reze para nada acontecer com o outro motorista e transeuntes. O que não pode é querer servir de “redutor ambulante de velocidade”, né Seu Raimundo?

    Taí, Marcos Santos, encaixam-se no conceito de anta os redutores ambulantes de velocidade.

    Anta também são os motoristas de caminhão que estacionam em local proibido para descarregar; são os “azuizinhos” que ficam conversando no celular enquanto o trânsito fica desorganizado; são os motoristas que mudam de faixa sem dar sinal (normalmente homens) e os que dão sinal mas não olham pelo retrovisor para ver se é possível mudar (normalmente mulheres); são os pedestres que andam na rua ao invés de andar nas calçadas (mesmo nos locais em que elas existem); são os pedestres que atravessam correndo embaixo de passarelas; são os PM’s que colocam cones no meio da pista sem sinalização nenhuma; são os inúmeros quebra-molas clandestinos (ilegais) espalhados pela cidade; são os buracos do Serafim e também os da Cigás e Águas do Amazonas (estão disputando quem vai ser o campeão de buracos, sendo que o Serafim ainda está ganhando disparado); são os motoristas que insistem em não ouvir a CBN pela manhã…

    Um grande abraço.

    JPJ

  9. Lopes Filho disse:

    “Buracos do Serafim?” rapaz, depois de 1 ano e meio percebo que nem só de antas vive o trânsito de Manaus. Tem o JPJ, que “finge” não saber que Amazonino era pra ter assumido desde 1/1/2009. Ou vai ver que Manaus tá tão abandonada que a única referência de prefeito que fica na mente dele é o Serafim.

  10. Joares Estivalet disse:

    Oi Marcos,eu sou de Curitiba-PR e ouvindo a campanha da”anta”lembrei-me que anos atraz a prefeitura de Ctba fez uma campanha parecida fasendo comparações entre motoristas e bichos,a anta é comparada ao motorista que bloqueia o crusamento,o rato aquele que “fura” o sinal fechado,e outros mais,tinha até musica:”bolqueou o crusamento?a gente espanta;É UMA ANTA” a coisa pegou era comum uns cobrarem dos outros nas vias com comparações…bem legal.Um abraço!

  11. Anogueira disse:

    Marcos,
    Sem dúvida a campanha de vocês foi um sucesso, e uma segunda campanha é bem vinda. Infelizmente os efeitos práticos são quase nulos, pois, as “antas” quando ouvem a campanha no rádio, riem de si, e ainda continuam fazendo as “antagens”.
    sugiro a você uma outra campnha, essa somente para o blog. Que seja postado pelos ouvintes, flagrantes dessas “antas” : fotos, videos e depoimentos. É só ficar em frente a uma escola particular, na hora da entrada/saída, que vc presencia todos os tipos de infrações. Também, observar os estacionamentos especiais para idosos, portadores de deficiência, gestantes,etc.
    O cidadão “normal” (as vagas não são para dificiente mental), na maior cara-de-pau para nessas vagas.
    Abraços,
    An

  12. Raimundo disse:

    Sr,”Jpj”,embora anônimo, acho que você acabou se identificando.Apesar de não ter entendido as minhas sugestões:
    -na questão do semáforo, refiro-me aqueles que buzinam de “IMEDIATO”,não dando tempo ném do condutor a frente engatar a 1ªmarcha(o correto e estar na posição de neutro),e se um veículo está em estado repouso,dependendo de seu peso,certamente levará alguns segundos para se deslocar(lei da física).Até dei exemplo dos que possuem a buzina conectada com o mecanismo que aciona o semáforo.Quantos aos que estão dormindo,ou no celular na hora da largada, isso é outra situação.
    Quanto aos que ficam pedindo passagem pela esquerda,refiro-me quando na via é sinalizada com um certo limite de velocidade,o que é possível controlar através do velocímetro(instrumento existente no painel de todos os veículos automotores).Ora, se todas as faixas estão ocupadas,o que é muito comum no horário do rash,e todos desenvolvendo a velocidade permitida.Ao me deslocar para direita, aí sim,provocarei um grave acidente.Portanto meu amigo, se estais atrasado,procure sair mais cedo de casa.Se for outro problema,o mais prudente é ter calma pois se causar algum acidente alegando isso,não terá respaldo da legislação de trânsito .Lembre-se a via não foi feita exclusiva para você.O DETRA-AM,está oferecendo aulas de direção defensiva é grátis.
    Outra coisa.O Serafim não é mais prefeito de Manus há muito tempo.Os buracos agora são do negão.

  13. Domingos disse:

    Anta no trânsito é aquele sujeito que procura as placas de É PROIBIDO ESTACIONAR e para.

  14. Manaó disse:

    Anta é aquele que trafega com farol alto ligado, cegando os motoristas da frente e os de sentido contrário./2/ como disse o Fernando!

    Anta é aquele motorista que mal dá o sinal de pisca pra onde vai entrar pra direita ou esquerda, mete logo o carro e não percebe que pode causar um albaroamento.

  15. ANTONIO FONSECA disse:

    OLÁ MARCUS, NÃO QUERO FALAR DE ANTA, E NÃO ME JUGO COMO TAL, MAS GOSTARIA DE DEMONSTRAR AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO COM O IMTT. NO DIA 02/02/2010, PRECISEI DEIXAR UMA IDASA NA RODOVIÁRIA, APÓS DAR ALGUMAS VOLTAS NÃO CONSEGUI UMA VAGA PARA ESTACIONAR, PAREI ENTÃO POR ALGUNS MINUTOS SOBRE A FAIXA DE CANALIZAÇÃO, APÓS ALGUNS DIAS CHEGOU A MULTA EM MINHA CASA. RECORRI NA JARI E PERDI. AGORA TENHO QUE PAGAR, SEM FALAR NOS 05 PONTOS NA CARTEIRA. ACHEI UM ABSURDO, POIS CONCORDO COM A PUNIÇÃO, O QUE NÃO CONCORDO É QUE A PREFEITURA NÃO DÁ CONDIÇÕES PARA OS USUÁRIOS DAQUILO QUE CHAMAMOS DE RODOVIÁRIA ESTACIONAREM, POIS AS POUCAS VAGAS QUE LÁ TEM, SÃO PARA TAXI E FUNCIONÁRIOS.

  16. João disse:

    Anta é a pessoa que parece que está em outro mundo, faz mais de um ano que o Atrazonino tá na prefeitura e sempre vejo os buracos que foram tampados, se abrindo de novo devido a má qualidade do asfalto!
    E os buracos quando são tampados ficam parecendo catombos!

  17. José Izel disse:

    Bom dia Marcos Santos,

    Infelizmente sou obrigado a dirigir todas as noites e enfrento as “antas” do farol alto.
    -Anta é o condutor que pára em fila dupla simplesmente porque não quer andar alguns metros;
    -Anta é aquele que não desce do carro para comprar frutas nas bancas e fica atrapalhando o fluxo da via;
    -Anta é aquele que pára em uma “direita livre” e interrompe o tráfego;
    -Anta é aquele que aciona o pisca e o esquece ligado;

    ……A lista é enorme.

  18. N.Costa disse:

    Anta é o motorista que vai virar a erquerda ou a direita e não liga o pisca alerta.
    Anta é o motorista que para para conversar no meio da rua.
    Anta é o motorista que em um gongestionamento, próximo a um cruzamento, não dá passagem para os outros carros que seguirão perpenticularmente a ele (+), o sinal da cruz dá uma ideia, pois que ele não pode sair do lugar mesmo.
    Anta é o JPJ que não sabe nem de quem é a responsabilidade de cuidar de Manaus.

  19. Wallace disse:

    Anta no transito é aquele:
    1 – Que para embaixo do semafaro e com isto não tem visibilidade quando o sinal abre;
    2 – Que bebe bebida alcoolica dirigindo e ainda joga a lata pela janela;
    3 – Que adora falar ao celular quando dirige e sem prestar atenção atenção no transito.
    4 – Que faz pega, tira o silencioso do carro e da moto e ainda dá carteirada para mostrar que é um ser supremo;
    5 – Que pratica um monte de crime no volante e quando é abortado por um guarda de transito fala a famosa frase: “VOCE SABE DE QUEM SOU FILHO??” ou “VOCE SABE QUEM EU SOU??”
    6 – Que adora colocar o som no maximo e de madrugada coloca mais alto ainda para acordar toda a vinzinhança.
    7 – Que utiliza carro de algum orgão do governo para praticar tudo que é proibido e ainda fica gozando de nossa cara pela falta de punidade.

  20. Erico disse:

    É comum ver em Manaus muitos motoristas trafegando à noite apenas com chamada luz de posição do carro (a mais fraquinha), que só pode ser utilizada quando o veículo está estacionado, ao invés do farol baixo, que deve ser utilizado em condições de baixa luminosidade. E pior, ao cruzar com os demais motoristas, que trafegam com o farol baixo, acendem o farol alto, se achando com a maior razão.
    Assim, anta no trânsito é aquele que trafega com o farol baixo desligado à noite e ainda dá luz alta na cara dos demais motoristas que utilizam seu carro corretamente.

  21. Paulo disse:

    Anta é o motorista que não para na faixa de pedestres para que os pedestres possam atravessar.
    Anta também é o pedestre que não atravessa na faixa, que não utiliza a passarela (essa é uma anta suicida) e o que não utiliza a calçada

  22. Luis Eduardo disse:

    AntaS sao aqueles motoristas(ou pelo menos se acham…) que saem da via da direita para a esquerda sem olhar nos retrovisores e nem sinalizar, fechando quem vem ultrapassando (acontece d+ na rua grande circular com os onibus alternativos(LOTAÇÕES)).

  23. Jam! disse:

    Ressuscitando aqui:
    Anta é o motorista que muda de faixa sem olhar no retrovisor pra ver se pode e sem dar sinal.
    Anta é aquele famoso “costurador”, pois sai correndo pra lá e pra cá nas avenidas, “costurando” os outros carros.
    Anta é aquele que coloca a frente do carro atravessada na faixa quando está parado esperando pra entrar em outra via, assim como aquele babaca que sai em cima da hora que tá passando outro veículo, forçando-o a dar uma freada brusca.
    Anta é aquele que fica trafegando entre duas pistas, em vez de escolher uma.
    Anta é aquele que quer forçar a entrada na fila quando não lhe foi dada passagem ainda, assim como aquele que, tendo visto de longe alguém querendo entrar na fila, não dá passagem.