Lembranças de Líbero Badaró; parabéns jornalistas

O 7 de abril é o Dia do Jornalista, instituído em homenagem ao médico e jornalista, fundador de “O Observador Constitucional” (1829), Giovanni Battista Libero Badaró. Liberalista, adversário dos absolutistas, em 20 de novembro de 1830, quando voltava para casa, recebeu uma carga mortal de bacamarte. Tombou com a frase: “Morre um liberal, mas não morre a liberdade”. Foi uma comoção em São Paulo. Um ano depois, Dom Pedro I, por essas e outras, abdicava da coroa para Dom Pedro II, de apenas 6 anos.

Texto de Badaró sobre a Revolução de 1930, ocorrida em Paris (Revolução dos 3 dias), quando Carlos X foi destronado, e sua repercussão no Brasil:

“O choque foi elétrico. Muitos indivíduos no Rio, Bahia, Pernambuco e São Paulo iluminaram suas casas por esse motivo. Excitaram-se as esperanças dos liberais e o temor dos corcundas, e estas sensações se espalharam por todo o Império por meio dos periódicos.”

A rua em que ele morreu, que se chamava São José, em São Paulo, hoje se chama Líbero Badaró.

Parabéns, jornalistas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marco Aurélio disse:

    Parabéns, aos profissionais jornalistas e profissionais da mídia. Graças a Deus, moramos no Brasil. Enquanto nos países vizinhos, a imprensa é cerceada, nós temos na mídia brasileira um meio de divulgar nossas reinvindicações.