Ouvintes da CBN Manaus metem bronca

Confira como os ouvintes da CBN Manaus estão antenados e mandam participação diária para o programa. Os e-mails são tantos que este blog resolveu abrir espaço para que eles metam bronca. Confira:

Irmã de Japurá e a cidadania eleitoral (25/03)

Sou Ir. Jusciêda Araújo Menezes, da Congregação das Irmãs de São Felix de Cantalice,CSSF, Moramos em Japurá, um interior muito distante de Manaus, região de fronteira com a Colômbia, e via internet estamos ligadas na CBN. Quero Felicitar a Dr. Elza Vitória de Sá Peixoto, juíza da 48 Zona Eleitoral de Japurá, que aderiu ao Mutirão Justiça e Cidadania ao alcance de todos (17-23/03/2010), contando com a dedicação e esforço, do trabalho árduo de sua equipe composta pelo escrivão e chefe de Cartório Civil, Luiz da Silva Yamane e Francisco da Silva do Rosário, Chefe de Cartório. Parabéns por esta importante iniciativa de aproximar o Judiciário daqueles que geograficamente se encontram mais distante. O trabalho desta equipe nos lembra a canção do poeta que diz: “Todo artista tem que ir aonde o povo está”.

Poluição sonora (25/03)

Hoje, pela manhã, ouvi parte da reportagem sobre a poluição sonora em nossa Cidade, e que também acontece em outras cidades pelo Brasil. Irritou-me sobremaneira a forma simplista com que o Sr. Wellington abordou “as providências adotadas”, como se o assunto fosse coisa banal, sem maiores repercussões.

Quero lembrar ao Sr. Wellington, assim como aos Vereadores, ao Prefeito, ao Comandante da polícia Militar, ao Secretário de Segurança, ao Sr. Diretor Geral da Polícia Civil, ao Procurador-Chefe do Ministério Público, Ao Governador do Estado, aos Srs. Juízes de Direito e a quem interessar possa, que é obrigação do Estado (Poder Público) fazer cumprir esse oceano de Leis sobre o tema, que existem no Brasil, cujo propósito é o de manter a ordem pública. Senão vejamos:

1) Neste exato momento (17:52 h) em que escrevo, aqui no Alvorada I, é freqüente a passagem de pick ups, ou mesmo carros de passeio, com o som em alto volume.
2) No loteamento Jardim do Éden, onde residi por seis meses, tentei, de todas as formas, impedir que um cidadão que mora na Rua F, número 99, continuasse a usar sua pick up com o som nas alturas. Tentei todos os órgãos de governo. No 190 o atendente dizia que a PM não cuidava desses casos; Na SEMMAS nunca encontrei ninguém após as 17h, feriados, finais de semana. No décimo distrito fui informado de que o delegado não possui autoridade para intimar o infrator, mas receberiam minha ocorrência e a encaminhariam para o Ministério Público, junto ao qual eu deveria abrir um processo contra o tal sujeito, correndo o risco de me tornar réu, caso não provasse minhas acusações. Lá, na delegacia, fiquei sabendo que, para mandar o dito sujeito parar de perturbar a vizinhança eles não podiam ir, por impedimento legal. Mas se eu o agredisse ou fosse por ele agredido, certamente iriam, por caracterizar CRIME, previsto na Lei. Moral da estória: mudei de endereço.
3) Da mesma forma, diversas vezes vi minha filhar acordar sobressaltada dentro do carro porque outro motorista decidiu ligar o som na carroceria de sua caminhonete, sem preocupar-se com os demais transeuntes. Lembro-me de um episódio em que um sujeito jogou seu carro em direção de uma dessas caminhonetes, na tentativa de agredi-lo, devido ao som alto demais. Por sorte  o barulhento fugiu antes de ser abordado.
Então, meus amigos jornalistas, com os quais divido parte de minhas manhãs, eu pergunto, tal como fiz ao Sr Secretário da SEMMAS: Que direito tem um cidadão de, a pretexto de curtir seu barato sonoro, incomodar uma população inteira ao seu redor? E onde está o sagrado direito de um cidadão dormir sossegado, após um dia inteiro de labuta, no aconchego de seu LAR? Por quê somos obrigados a desfrutar de algo, somente porque um cidadão entendeu de usar um Direito que acredita ter? Por fim, a quem cabe fazer cumprir esse manancial de Leis sobre o tema “POLUIÇÃO SONORA”? A quem devemos recorrer, e obter, de forma prática, eficiente e definitiva, o cumprimento da Lei?
Cumpre-me lembrar que o Poder Judiciário encontra-se abarrotado de processos, muitos dos quais nem existiriam, se as Leis fossem cumpridas, ou, por outro lado, o Poder Público fizesse cumprir as Leis. E não custa acrescentar que, todo cidadão que não respeita a Lei deve, por força de sua aplicação, temê-la.
Particularmente estou cansado de ouvir dos representantes públicos justificativas mentirosas, descabidas e evasivas. Sempre há a informação de que “as providências estarão sendo tomadas”, de que “já na próxima segunda-feira as coisas serão diferentes”, e por aí vai.
Se é verdadeiro que “Manaus tem Prefeito”, quero crer que providências concretas serão tomadas para a manutenção da ordem pública, coibindo o uso desses equipamentos em vias públicas e mesmo em residências, uma vez que perturbam da mesma forma. Ou será que as “autoridades” esperam alguém morrer para, então, fazerem mais uma declaração à Imprensa, na tentativa de explicar o que não tem explicação?
E para mostrar que não faço denúncia leviana, segue correspondência encaminhada ao Secretário Marcelo Dutra (que, me parece, tem boa vontade na solução de diversas irregularidades) e protocolada conforme recibo abaixo. Até ontem (24/03/2010) a mesma pick up fiat continuava circulando pelo Alvorada I exibindo seu pôrno-forró em alto som.

Ênio Lacerda

Policiais Militares agridem na Avenue, Djalma Batista (26/03)

Criei coragem e resolvi enviar esta mensagem de denúncia e revolta. Venho por meio desta para, indignadamente, denunciar o total despreparo dos soldados da ‘gloriosa’ PM do Amazonas. No último sábado, dia 23/01/2010, por volta das 01h15 da manhã, ocorreu uma festa na danceteria Avenue, situada na Avenida Djalma Batista. Ao chegar ao local, acompanhado de uma amiga, deparei-me com três policiais militares espancando duas pessoas que supostamente estavam arrumando confusão dentro do local citado.

Seria um procedimento até então normal da PM abordar tais indivíduos e encaminhá-los para uma delegacia e registrar ocorrência, não fosse a truculência e total despreparo dos policiais, que batiam nos indivíduos já dominados com pesados cacetetes, na frente de várias pessoas, pois os indivíduos, por mais que tivessem arrumado confusão na danceteria, não estavam se quer demonstrando agressividade.

Isso sem falar em um casal que, juntamente comigo e minha amiga, a tudo observava revoltadamente. A moça do referido casal chorava e gritava pedindo aos soldados que parassem com aquela barbárie, mas era em vão. Vi um dos soldados truculentos pedir inclusive para a moça calar a boca (fazendo o gesto característico do dedo indicador à frente da boca).

É essa a Segurança Pública que a cidade de Manaus merece, com essa truculência e arbitrariedade? É essa a Segurança Pública que é prestada inclusive aos turistas de outros Estados do Brasil e do exterior? É essa a Segurança Pública que teremos na Copa do Mundo de 2014, onde os seres humanos são tratados como animais que devem ser açoitados para que se mantenha a ordem? Ao que parece, sim! Até porque isto é um sinal claro de que ainda no nosso Estado vivemos tempos de provincianismo e coronelismo, onde primeiro se atira e depois se pergunta!

Poderia no calor de minha revolta proferir inúmeros adjetivos, inclusive aqueles que são pronunciáveis somente após o horário nobre, quando as crianças já estão dormindo, mas no alto de minha educação, resumo-me ao seguinte adjetivo: revoltante! Com a palavra, o nosso Governador!

Rubem Nascimento da Rocha

Analista de Sistemas

Veja também
9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ulisses Brito disse:

    No dia 26/03/2010 obtive, através da CBN Manaus, a informação de que o SESC estaria recebendo inscrições para cursos relacionados a area de cinema. Isso por volta de 9h.

    Dei uma fugida do emprego, que fica na Av.Silves, e peguei um lotação.

    Fui em casa, na Glória, peguei o certificado de tecnicas de filmagem de um curso realizado pela Fundação Rede Amazônica, no qual tive como instrutor Del Lima, já que o curso daria a preferencia quem tivesse envolvimento com alguma area relacionada a filmagem, sonorização,teatro etc…, e me dirigi ao SESC.

    Fui muito bem atendido pela moça responsavel pelas inscrições e fui informado que era nescessario que formulasse um currículo e que tivesse a carteirinha do SESC, ao menos de usuario. Como sai nas presas peguei somente a quantia de R$ 10 para pegar a condução e a carteirinha custa R$ 8. Teria que voltar ao trabalho para resolver o problema. A moça me informou tambem que existiam apenas 40 vagas, mas que ainda existiam algumas, daria tempo de trazer o currículo e quando voltasse talvez não a encontrasse mais, pois ela ficaria somente pela manhã. A partir de 13h seria outra moça.

    Então, como já eram 11h, corri para o trabalho para fazer o curriculo e buscar mais dinheiro para pagar a taxa de usuario do SESC e obter a carteirinha.

    O certo e que quando eram exatamente 13h30 retornei com curriculo Pronto, faltando apenas a carteirinha que antes de resolver fui imediatamente saber como andava a quantidade de pessoas inscritas, pois nem na primeira vez que cheguei, apesar de se tratar de curso gratuito, não existia fila alguma e para minha felicidade a moça responsável ainda não se encontrava. Mas a outra moça teria deixado tudo com a secretaria do Grande Zezinho Correa, a qual me informou que eu poderia deixar com ela que seria repassado para a responsavel e que teria a seleção feita para quem já estava atuando direta ou indiretamente com a area e comentou que o curso era muito bom que até o seu marido iria fazer. E ao se tocar no que disse tentou consertar dizendo “se ele for selecionado, é claro. Ele tambem atua nessa area”. E abaixou a cabeça.

    Nesse momento chegou a responsavel. Conversei com ela sem dizer o que tinha acabado de ouvir e lhe perguntei como seria feita a seleção, qual o critério a ser adotado e como saberíamos do resultado. Fui informado que seria dado preferencia a quem tivese envolvimento na área e ela perguntou se eu trabalhava na área, lhe respondi que meu irmão tem agencia de publicidade e que faço serviços extra de filmagem para a agencia e que tinha o curso feito pela Fundação Rede Amazônica, e que procurei me inscrever pois seria muito bom obter mais algum conhecimento. Ela me respondeu: “Então está dentro da área sim e os selecionados serão contactados por telefone.

    Obs: eu não sou contra pessoas que saibam de uma oportunidade e procurem dar a vez a seus parentes, desde que realmente tenham o perfil exigido para o curso. Eu até agora não fui contactado acho que as 40 vagas foram preenchidas.

    Não teria sido melhor, ao invés de anunciar inscrições, anunciar somente a realização de um curso de cinema realizado em Manaus pelo SESC? Assim como eu, outras pessoas não teriam perdido tempo, arriscado seus empregos e perdido a confiança na imagem da instituição.

    Obrigado CBN MANAUS

  2. Jeusius disse:

    Senhor Marcos Santos, gostaria q me informasse se existe um Código de Trânsito eszpecial para os motoqueiros, pois eles podem andar em zig-zag cortando irresponsavelmente a frente dos automóveis, podem andar por cima das calçadas competindo e colocando em risco os pedestres, podem fazer retornos em todos os lugares, dirigir sempre com imprudência, enfim existe dirigir com toda irreguladade e imprudencia e nao acontece nada. Me explique por favor Jeusius

  3. Joares Estivalet disse:

    Oi marcos,
    É o seguinte: estou muito preocupado com um boato que ouvi hoje cedo da UBS da Ponta Negra: O posto de saúde da ponta negra esta em vias de ser fechado, com a desculpa de fazer a sonhada reforma geral na ponta negra vão simplesmente fechar o posto prometendo reabri-lo depois. Convenhamos isso de reabrir depois é pouco provável… mas mesmo que cumpra-se,como faremos nós? Moradores da região?Como farão os visitantes ocasionais da ponta negra que podem e são atendidos com muito carinho pelos atendentes? E os moradores das comunidades próximas, que vêm de barco até a marina, para serem atendidos ali?(estes na sua grande maioria gente modesta, moradores da área rural, que nem sequer sabem andar em Manaus).
    Desde que moro aqui na estrada do turismo, peguei oito malárias, fui sempre muito bem atendido por todos naquela UBS, dá pra sentir que as pessoas que lá trabalham o fazem por amor, sempre com carinho, educação, etc. O certo seria melhorar as condições para eles e para os pacientes, colocar um bebedouro, um local abrigado do sol e chuva para quem aguarda a vez,um banheiro decente, etc. e não simplesmente desativar; peço ajuda para divulgar a informação e sugerir o que nós podemos fazer para evitar que a única UBS da região, uma coisa que funciona que mostra resultados positivos seja simplesmente fechada, que poderemos fazer? Alugar um local? Sei lá…

  4. Fábio disse:

    Boa tarde, sou ouvinte assíduo da rádio CBN e gostaria de aproveitar este espaço para protestar sobre atrasos nas obras de alguns imóveis.

    Sou comprador de um imóvel na Ponta Negra chamado Residencial Turim e o mesmo deveria ter sido entregue em dezembro de 2009. No dia 05/12/2009 a construtora chamou todos os futuros moradores para informar a todos que iria atrasar a entrega da obra para março de 2010.

    Em março, fomos surpreendidos por um e-mail nos informando que o praso passara para AGOSTO deste mesmo ano.

    Todos os compradores estão paando juros pelo empréstimo junto a CEF e, com isso, tomando prejuízos elevados. Além de todo o transtorno que todos estão passando, com relação a aluguéis, móveis que já haviam sido comprados que estão entulhados e perdendo a garantia etc.

    Minha esposa criou um blog para denunciar a ma fé e o descaso com que a construtora está lidando com o assunto.

    Agradeço o espaço para a reclamação e gostaria do aopio de vocês no sentido de averiguar como poderemos agir.

    O endereço do blog é: http://turim.ehagora.com

    Mais uma vez obrigado.

  5. Janaina Silva Gomes disse:

    Prezado Marcos,

    Assisto sempre a CBN, parabéns pela coragem na defesa do nosso povo. Há 3 anos me formei como Fisioterapeuta, em seguida comecei a batalhar uma vaga para exercer a profissão, procurei inclusive me informar sobre concursos públicos nesta área, que o sonho de muita gente. Fiquei muito indignada está semana quando soube que o Sr. Belarmino Lins havia nomeado a namorada do seu filho, recem formada para vaga de fisioterapeuta. Este cidadão que se elege com intuito de ajudar o povo, não dá a menor chance para que nós simples mortais possamos concorrer de forma limpa, honesta a uma vaga. Não tenho nada contra essa menina, de repente ela poderia até ficar com a vaga participando de um concurso, mas sou contra a essa pratica de nepotismo. Segundo informações a nora do Belão é filha de um empresário bem sucedido, dono de hotel e agencias de viagens, que com certeza não usa este dinheiro para alimentar sua mãe, seus irmãos…me desculpe pelo desabafo, mas não sei quando isso vai acabar!

  6. katio travessa disse:

    ola marcos santos, sou ouvinte do programa, fico antenado e gostaria de passar, um problema de transito, sou motorista de coletivo e na via djalma batista em frente ao forum, pessoas param seus carros na beira da pista e vão embora, sendo que ha duas placas de sinalização, que indicam proibido parar, e no colegio ciec eles colocam cones numa via para os pais deixarem seus filhos com isso fica dificil trafegar pela faixa da direita. desculpe pelo erro de portuques obrigado.

  7. Carlos Cid disse:

    Caro Marcus Santos,

    Novamente estou a lhe contactar. Desta vez é sobre o DENGUE.

    Aqui próximo a minha casa no Conj. Arthur Reis (PARQUE 10 DE NOVEMBRO), em uma das esquinas da rua principal do conjunto, bem próximo de uma placa que indica a direção que deve tomar para a avenida das Torres, existe uma empresa de entulhos que usa a rua para deixar aqueles depósitos de ferro que transportam o entulho. E tem mais, existem carrocerias de caminhões abandonadas que com certeza servem de moradia para o mosquito da dengue. Acho humanamente impossível que as pessoas da Prefeitura que estão responsáveis pela luta contra a dengue não tenham vistos essa aberração contra a saúde dos moradores que moram nas proximidades. Há uma semana liguei o número que a Prefeitura distribui como propaganda (0800.280.8280) : TODOS CONTRA DENGUE. Me parece ser uma propaganda enganosa, pois tentei domingo falar com alguem nesse telefone e ninguem atende. Será que esse pessoal realmente quer combater a DENGUE? Será que o prefeito sabe disso que esse número não funciona quando precisamos denunciar? È brincadeira. É preciso rever aquela musiquinha da prefeitura: Um munuto…da Prefeitura.

    Por isso, caro conterrâneo, pelo supracitado,gostaria de contar com a ajuda da CBN e do nobre amigo.

    Atenciosamente,
    Abraços
    Carlos Cid

  8. Robson Portela disse:

    Marcos Santos, no dia de hoje 02.06.11, será recebido no igarapé do passarinho o Sr. Prefeito de Manaus Amazonino Mendes, logo gostaria de lembrar que o inico do igarapé fica dentro do Cj. Nova Cidade e o mesmo encontra-se com a pavimentação pessima e até o momento não houve por parte da prefeitura uma ação para o mesmo, sei que o objetivo do prefeito é presenciar o plantio das mudas no entorno do igarapé do passarinho, mas gostaria que chamasse atenção do nosso prefeito que olhasse pelo o Cj. Nova Cidade do inico do igarapé.

  9. Helton disse:

    Sou morador do condomínio Kopenhagen no Parque Dez, ha alguns meses se iniciaram as obras do Life Parque Dez pela construtora Capital, o cateiro de obras fica a poucos metros da janela do meu quarto e, desde que começaram a trabalhar estamos tendo problemas de poeira e principalmente vibrações dentro de casa e um barulho incessante que durante a semana se inicia as por volta das 7 horas e se encerra por volta das 19 horas e, aos sábados estão parando somente as 18 horas. O que me levou a essa denúncia foi que ontem derramaram a minha última gota de tolerância, em pleno domingo trabalharam de 8 da manhã até as 14 horas. Aquela é uma área residencial com casas e vários apartamentos visinhos a obra, muitos moradores trabalham em segundos turnos e começam a dormir pouco antes deles começarem os barulhos, eu mesmo acordo todos os dias, de segunda a sabado as 6 da manhã, ao menos no domingo eu quero ter o direito de acordar um pouco mais tarde. Será que não existe uma lei ou uma fiscalização municipal para vigiar isso. De antemão já digo, estou morando e trabalhando em Manaus a poucos anos e estou me preparando para adquirir meu imóvel próprio mas estou descartando definitivamente essa construtora para meu futuro imóvel.