Buraco da Cigás furou pneus, ganhou chapas de aço e aumentou área interditada na Torquato

O ouvinte José Czovny Sobrinho, que é advogado, envia ao blog uma preocupação quanto ao soldamento dos tubos da Cigás (leia abaixo). Enquanto isso, na Torquato Tapajós, um buraco aberto pela empresa permanece interditando a via, mesmo após a inauguração oficial da reforma da passagem subterrânea.

Veja a foto do buraco, já postada aqui neste blog, quando ainda estava no barro, e que volta agora, em versão atualizada:

As chapas de aço estouraram pneus e obrigaram à ampliação da cerca, aumentando o espaço tomado da pista de rolamento da Torquato Tapajós

E agora leia o e-mail do ouvinte. A Cigás está com a palavra:

“Olá Ronaldo

Tomei a liberdade de enviar-lhe esse email em razão de minha preocupação com as obras de construção da rede de distribuição do gas de Coari na cidade de Manaus.

Essa preocupação já vem desde o inicio das obras quando começaram as escavações para as tubulações subterraneas.

Construção de gaseodutos é uma obra de grande responsabilidade já que envolve grandes riscos, tanto no presente quanto no futuro.

Todas as fases da construção têm que obedecer as Normas Técnicas internacionais padrão ANSI (AMERICAN NATIONAL STANDARDS INSTITUTE) e DIN (Deutsches Institut für Normung)  e normas brasileiras expedidas pela ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS) em conformidade com os padrões DIN e ANSI.

As normas expedidas por esses institutos dizem que todas as tubulações para transporte de petroleo ou qualquer produto derivado do mesmo devem se sujeitar a procedimentos padrão de construção e de instalação.

O mais importante dos procedimentos é o que se aplica ao processo de soldagem dos tubos, visto que, durante a solda ocorrem alterações da estrutura cristalina do metal, podendo ocorrer trincas imperceptiveis a olho nú, razão pela qual, todos os pontos de solda devem ser submetidos a testes de RADIOGRAFIA DE ALTA PENETRAÇÃO, ou TESTES DE ULTRA SOM, (os mesmos que se aplicam ao corpo humano), somente que em altíssima potencia e com precisão microscópica.

Tudo isso é para evitar que nao ocorram, com o passar do tempo, vazamentos que poderao ocasionar catástrofes de proporções inimaginaveis, igual a que aconteceu na cidade de Guadalajara no México no ano de 1992, vide link, http://zonaderisco.blogspot.com/2009/03/lembranca-tragedia-em-guadalajara.html

Ocorre, Ronaldo, é que, aparentemente (digo aparentemente) esses procedimentos nao foram aplicados na rede de distribuição em Manaus, ou se foram aplicados, o foram de forma invisivel, já que ninguém viu.

Os profissionais soldadores que efetuam esse tipo de soldagem, sao submetidos a vários testes de certificação para verificar se são capazes de fazerem soldas que nao apresente trincas, nem que sejam  microscópicas, portanto, são profissionais escassos no mercado nacional e considerados verdadeiras MOSCAS BRANCAS.

O processo de soldagem deve ser feito em ambiente especialmente preparado, longe de chuva, ventos, etc. mas isso nao aconteceu em Manaus, principalmente na rede da estrada da Ponta Negra por onde trafego todos os dias.

As soldas foram feitas debaixo de chuva, e o mais grave, em certa ocasião, parei o carro e perguntei para um soldador que fazia a emenda de tubos, se ele era um soldador certificado para Raio X e Ultrasom, ele, além de nao saber o que era isso, disse-me que antes se ser contratado, trabalhava numa serralheria na Compensa fazendo grades e portões residenciais.

Como se vê, Ronaldo, aparentemente, além de todos os transtornos que tivemos e ainda estamos tendo no trânsito por causa dessa obra, poderemos ter desagradáveis surpresas no futuro, igual a que aconteceu em Guadalajara.

Na  ocasião Tentei contato com a CIGAS e pedi explicações mas todas foram embaraçosas, dando a impressão de que nao conheciam do assunto, ou nao estavam muito preocupados com isso.

Sou advogado, trabalho com direito corporativo e assessoria empresarial, logo, meus conhecimentos  na área petrolífera e en normas técnicas que regem o setor são parcos e restritos a literaturas esparsas, já que essa não é a minha área, mas como cidadão resolvi enviar esse email, acho que a CBN tem condições de colocar tudo isso para a população e fazer com a CIGAS explique os procedimentos que adotou.

Estou ao seu inteiro dispor para quaisquer esclarecimentos.

Abraços.

José Czovny Sobrinho

OAB/AM 2893”

Veja também
4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. David disse:

    Acho que a CBN deveria cobrar maiores explicacoes a CIGAS quanto aos procedimentos de seguranca adotados.

  2. Paulo Oliveira disse:

    A CBN, quando teve a oportunidade não cobrou e nem fez reclamação que a população desejava, por que? Essa CIGAS é mais uma irresponsabilidade deste governo que colocou amarras e calou a impressa amazonense. Não se divulga nada de errado, suspeito ou imperfeito. Nós temos poucas possibilidades e voz, rogo que a CBN cobre das autoridades e da CIGAS controle de qualidade e devolver nossas ruas que estão sitiadas. Obrigado.

    RESPOSTA:
    Seu comentário é injusto, Paulo. Concordo que alguma coisa passa batido, mas, na maioria das vezes, cumprimos o nosso papel de fiscal da sociedade. Mas você há de concordar comigo que o papel de fiscalizador da Cigás é do Ministério Público Estadual que, agora, finalmente, entrou na história e cobrou a recuperação das ruas esburacadas. Acho que deveria também cobrar as obras deixadas para trás, sem maiores explicações, que estão em vários pontos da cidade. Isso é uma brincadeira inadmissível da Cigás.
    Obrigado por sua participação e audiência. Acompanhe-nos. E volte a nos avaliar no futuro.

  3. JOSE CZOVNY SOBVRINHO disse:

    complementando meu email anterior,…. corre a boca pequena entre os atuais empreiteiros da CIGAS que estao colocando nova rede de tubos em cima da que já havia sido colocada, que nenhum procedimento padrão foi adotado.
    Resumindo, poderemos, quando a rede de gás entrar em funcionamento, estar com uma bomba relogio enterrada sob nossos pés se pequenos vazamentos acontecerem. (pequenos vazamentos com o tempo se transformam em grandes vazamentos e grandes acúmulos de gás que por sua vez se transformam em grandes explosões.)

  4. Profª Francileide Bindá disse:

    Manaus, 04 de novembro de 2011.

    Ao Setor de Jornalismo

    Prezado Senhor,

    O Centro Universitário do Norte – Uninorte, através da Diretoria de Extensão Universitária, desenvolve Projetos de Extensão com o objetivo de viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, contribuindo assim para uma formação profissional com visão crítica da realidade e postura propositiva na busca de soluções coletivas para problemas sociais. É nesta direção que o Projeto de Extensão Aquaviários desenvolve, desde 2009, ações socioambientais na Marina do David visando a melhoria das condições locais.
    Neste Sentido, tendo em vista a realização da AUDIÊNCIA PÚBLICA com a finalidade de discutir e propor soluções para os problemas existentes nas Comunidades do entorno de Manaus – Tarumã Mirim, a realizar-se às 09 horas, do dia 07 de novembro de 2011 (segunda-feira), no Plenário Ruy Araújo, localizado na Av. Marion Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10, vimos por meio deste, solicitar a cobertura do referido evento. Certos de contarmos com vossa prestimosa atenção, desde já, agradecemos e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

    Atenciosamente,

    Unidade XI – Rua Huascar de Figueiredo, 290 – Centro
    Coordenação de Serviço Social – tel. 3212 -5047
    Contato: 91027060 (Francileide Bindá)