O desabafo de ouvinte-leitor com vizinho barulhento

O leitor-ouvinte Jackson Rodrigues, que tem evidente pendência para escritor, conta a via crucis que viveu para enfrentar o vizinho, baiano, bom de axé, que liga um som na altura de trio elétrico, na piscina, de madrugada, perturbando toda a vizinhança.

A carta é uma denúncia contra a falta de estrutura para enfrentar situações como essa:

“Caros Ronaldo e Marcos,

Esta serve este como sugestão de reportagem, mas também como um desabafo de alguém que passou mais uma noite em claro e em altissimo estresse.

Acontece que tenho um vizinho muito festeiro, rico, bonitão, que chega em casa, geralmente nos finais de semana, por volta da meia noite, com muitas mulheres e amigos, bebidas e à beira de uma linda piscina e completa área de lazer do seu majestoso quintal, liga suas caixas de som, que mais parecem um trio elétrico, porque ele é soteropolitano (de Salvador) e começa a micareta do condominio Vila dos Pássaros, que de condominio só tem o nome, porque não tem síndico, nem administração.

Fui, humildemente, até a residencia do cidadão e expliquei que tinha crianças em casa, que contava com a boa vontade, estas coisas de vizinho, quando ouvi um bom e sonoro OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM.

Indignado com a situação, ao ver meu filho de 5 meses chorando no colo da mãe, peguei o telefone e liguei 190. Fui atendido por uma atendende de telemarketing, que me informou que a policia não resolve estes problemas que eu devia ligar no numero 0800…. (não me lembro agora). Passei a madrugada ligando e ninguém atendia.

Impotente, passei a madrugada acordado ouvindo um bom axé music. Na segunda-feira, cheguei no escritorio e cheio de moral liguei lá no 0800….. fui muito bem atendido e fiquei sabendo que lá era o Ministério Público, que não tem nada a ver com isso, e que eu deveria ligar no 0800.92.2000 (SEMSA) e registrar uma denuncia por poluição sonora.

Liguei e fui muito bem atendido e registrei a denuncia (1051/2000) e fui informado que o infrator seria notificado e caso o trio elétrico voltasse a ser ligado na madrugada eu devia ligar para 3228-1042, DEMA, que ele seria punido com multa e em caso de reincidência até a apreensão do maravilhoso e caríssimo equipamento de som.

Cheguei em casa e falei com a esposa: “Falei com as autoridades, agora ele tá ferrado, ninguém vai tirar o sono da minha familia”. Fiquei macho! A mulher até me deu uns beijos e mais alguns carinhos. Eu tava poderoso. Afinal tinha a lei e os agentes desta do meu lado.

Chegou a sexta-feira, 26-03-2010 e a mulher botou logo uma camisolinha daquelas sensuais. “Hoje vamos dormir meu velho, sexta-feira sem trio elétrico, afinal as autoridades foram comunicadas e providências foram tomadas”.

Meus caros Ronaldo Tiradentes e Marcos Santos, por volta de 01:00 da madruga o bicho pegou. O trio começou tocando Ivete Sangalo, depois entrou o “Rebolation”. A mulher saltou da cama, queria que eu devolvesse até os beijos que me deu, as crianças choravam. Eu, imponente como todo pai de familia que tem o dever de proteger a sua prole, disse, “espera aí que agora ele vai se ver com a LEI”.

Liguei na DEMA 3228-1042, fui atendido por um Sr. muito educado que me informou que a DEMA só existe de fachada, que não autua nem prende ninguem que tem 02 (dois) funcionarios para atender o telefone e enrolar porque são proibidos de sair da delegacia, não tem carros, não tem equipamentos, nem autoridade para prender ninguém.

Aí fui à loucura. Disse ao policial, por favor envie uma viatura da PM para atender uma ocorrência de homicidio na rua Beija-Flor do pseudo condomínio Vila dos Pássaros, porque vou encher o meu vizinho de porrada e provavelmente ele vai me dar um tiro na cara e amanhã vai sair em todos os jornais que eu devia ter procurado os órgãos competentes para resolver meu problema, que eu morri por tentar fazer justiça com as proprias mãos que nestes casos os cidadão tem O MPE, A SEMMA e até a DEMA, que ao ligar para o 190 os atendentes estão aptos a encaminhar o cidadão, o poder público faz a sua parte, mas as pessoas querem fazer justiça com as proprias mãos. E o advogado do meu vizinho vai utilizar isto em sua tese de defesa, alegando que o seu cliente teve a sua casa invadida por um louco que quebrou seu micro-sistem porque estava ouvindo música clássica para dormir num nivel de alguns decibéis, abaixo do mínimo permitido pela legislação e ele sairá da cadeia e colocará a viúva para ouvir axé music enquanto procura outro pai para seu filhos.

Sensibilizado com a minha morte iminente o policial que pediu para não citar o nome me deu um numero de telefone, 3616….. disse que este numero era restrito ao uso de delegados e oficiais que se soubessem que ele me deu seria punido mas que se eu expusesse a minha situação talvez conseguisse sensibilizar o chefe do CIOPS e, este sim, tinha equipamento e policiais armados para me ajudar.

Liguei na hora, fui atendido por uma Sra. Muito educada e solícita que se identificou como atendente MARIA. Contei a minha situação, acho que por ser mulher e talvez mãe, ficou sensibilizada com o choro da criança ao fundo e prometeu enviar uma viatura, meia hora depois chegou a viatura.

Caros Marcos e Ronaldo, era deprimente a condição do veículo. Morreu antes de chegar na minha casa e os policiais precisaram descer pra empurrar. Numa observação rápida e leiga se via que tinha problemas de motor, descarga, suspensão, pintura, em suma, tava com problema de JUNTA, junto tudo e…..

Desceram dois policiais muito educados e solícitos.

Eu informei as ocorrências das festas constantes e prontamente o policial bateu no portão, daqueles grandões todo de aluminio caríssimo. Mas não é que o vizinho foi educadíssimo, se comprometeu a desligar o trio elétrico de imediato, como o fez, (com policia não tem bravo).

Agradeci muito aos policiais, afinal tinham acabado de salvar a minha vida. Liguei novamente no numero restrito para agradecer à atendente MARIA, e, finalmente, às 04:30 da madrugada voltamos a dormir, a minha familia e os demais vizinhos que por diversas vezes tentaram, mas nunca conseguiram aquele numero especial.

Tenho certeza que, neste fim de semana, não teremos trio elétrico, porque senão vou ligar naquele numero, (desculpe mas prometi ao policial não falar pra ninguém).

Gostaria, de solicitar, se possível, que a rádio CBN-MANAUS fizesse um agradecimento, de público ao agente da DEMA, que pediu pra não citar o nome, por ter salvo a minha vida na noite do dia 26 de março de 2010.

Sugestão: porque não tentam simular um problema de ruido com seu vizinho e mostra a impotencia do cidadão diante de um problema que parece tão simples de ser resolvido. Não sei se lerão isto, mas pelo menos desabafei.

Muito obrigado. Jackson Rodrigues”

Veja também
11 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Wallace disse:

    Jackson!!
    Eu também tenho tido problemas para poder exercer dos direitos que a ZFM e CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR nos oferece.
    No ultimo final de semana fui às compras nas lojas que estão nas áreas da Dr. Moreira, Marcilio Dias e Quintino. Logo de cara notei que todos os lojistas gostam de desrespeitar o CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, pois em todas as lojas constam PREÇO A VISTA EM DINHEIRO É UM VALOR e PARA PREÇO NO CARTÃO DE DEBITO OU CREDITO TEM ACRESCIMO. Outro fator é que todos os PRODUTOS PRODUZIDOS NA ZONA FRANCA DE MANAUS, NÃO ESTÃO NOS REPASSANDO AS ISENÇÕES DE IMPOSTOS CONFORME DETERMINA A LEI DA ZFM.
    Procurei questionar alguns gerentes ref. A compra em cartão eles são categóricos em afirma que quem determina preço de venda são eles e que nenhum órgão vai mudar esta pratica que todos utilizam, tanto que ele ate me ofereceu seu celular para ligar ao PROCON e fazer a reclamação.
    Quanto a situação das isenções da ZFM eles afirmam que não existe nenhuma lei obrigando a repassar tais reduções para o consumidor me Manaus, tendo em vista que este é o diferencial de acompanhar os preços nas outras lojas e obter mais lucro.
    O desrespeito, a falta de educação, e a falta de algum ORGÃO FISCALIZADOR ATUANTE, fazem com que estes absurdos sejam aconteçam em nossa cidade.
    Agora, imagine se NÓS MANAURAS somos tratados assim, como devem ser tratados os TURISTAS???.
    Manaus, É UMA CIDADE SEM LEI, NÃO EXISTE NENHUM ORGÃO ATUANTE FISCALIZANDO, nossas autoridades não atuam em interesse publico.
    Agora, é de grande importância que a Receita Federal e SEFAZ efetuem uma fiscalização rigorosa em todas as empresas que efetuam a venda de produtos eletroeletrônicos e produtos de informática, principalmente nas empresas que vendem celulares, já que vi muitas lojas vendendo aparelhos sem nota fiscal e com procedência duvidosa.

    Agora tente ligar ao PROCON, SEFAZ, RECEITA FEDERAL, MINISTERIO PUBLICO, DELEGACIA DO CONSUMIDOR, COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS E DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAZONAS e apresente estas denuncias e aguarde alguma atitude, mais aguarde deitado num caixão. Pois nenhum deste orgão são atuantes, só fazem atraves de denuncias. E isto o povo não esta acostumado.Por pura IGNORÂNCIA e BURRICE

  2. Administrador disse:

    Marcos parabéns por publicas a carta e Jackson, parabéns por escreve-la. Comcordo com o Walace, Manaus não tem um órgão fiscalizador atuante. Os órgãos da prefeitura (semsa, semef, secretaria do meio ambiente, os órgãos do governo, policia, procom, sefaz, e até mesmo os órgãos do governo federal, ministerios publicos receita federal, não atuam com eficacia e eficiencia na cidade e muito menos no estado. Isso tudo gera a sensação de que nada vai acontecer, verificarmos isso diariamente no transito, a sensação de impunidade encoraja a todos a fazer o que bem entendem, sem se preocupar com o proximo. A falta de fiscalização e culpa da sociedade, que naõ exige a mesma, é culpa da passividade de uma população que assiste a tudo , e nada faz para mudar o que esta errado. Ficamos esperando surgir do nada ou cair do ceu um salvador , um herói, para acabar com as injustiças, por que nos mesmos não temos tempo pra isso. Devemos fazer valer nossos direitos, assim como o estado faz valer nossos deveres.

  3. Katia Braga disse:

    Jackson, adorei ler o seu desabafo…além de ter passado por situação parecida, tb nao tive acesso a esse número milagroso, no entanto, sabendo que por lei em area residencial nao se pode ultrapassar determinado volume em decibeis tentei de tudo para meu vizinho se tocar que incomodava e muito, imagine que ate as paredes de minha casa vibravam com o som de brega e forró…como nao tive acesso ao numero milagroso, tive que mudar de endereço…ninguem merece…Parabéns por vc ter conseguido. Bem que podias divulgar o tal numero milagroso hein!? rsrsrrss. Parabens pelo texto, com doses de comédia e um toque de tragédia.. rsrs. Xausss…

  4. Dorval Martns ( Badalo) disse:

    Caro Marcos e Ronaldo.
    É sempre um prazer ler bons textos e comentários como os do Jackson. Confesso que estava com dó, do coitado.

    Seja no blog ou na rádio CBN que ouço todos os dias, é um belo exemplo, o leitor ou ouvinte, manifestar-se de situações humilhantes ou ultrajantes, publicamente, encorajando pessoas que no meu entender, estão sendo hipnotizadas,vivendo uma situação letárgica, massacradas por uma campanha publicitária Institucional competente.

    Marcos, vc é jornalista, creio que não é empresário ou comerciante, e já percebeu que alguna coisa está errada em nosso estado e cidade.

    Quando vimos a propaganda institucional, tanto do estado quanto do município, temos a impressão que estamos em outro país. A prova disso, aconteceu sábado (27/03), no SPA Platão Araújo, Zona Leste, às 20h.

    Ao levar um vizinho que estava bastante baqueado, como diz o “cabôclo”,ao SPA, que logo na entrada percebemos a superlotção,vimos que o cidadão pode morrer dentro de um hospital sem ter o socorro imediato.

    A maioria das pessoas estava fazendo o cadastro. Em uma fila encontrava-se um senhor de aproximadamente 50 ou 60 anos. De repente, este senhor, caiu de cabeça no chão, e lá ficou desmaiado, sem receber ajuda dos técnicos e médicos do hospital, que passavam alheios à cena chocante, grotesca. A gritaria foi geral do povo que também agurdava por atendimento. Após 7 minutos, dois vigilantes apareceram com uma cadeira de roda e levaram o cidadão para o interior do hospital.

    Marcos, repito, vc é jornalista. Cadê os nossos veículos de comunicação, os nossos olhos de águia. Muita coisa errada está acontecendo em nossa cidade e estado, porém, para repercutir, tem que sair primeiro na imprensa nacional, depois vamos a reboque.

    Por isso, afirmo que as peças publicitária são competentes. Mas todos temos responsabilidades sobre essas questões.

    obrigado!

  5. João disse:

    Me solidarizo com o leitor Jackson Rodrigues, pois já passei e ainda passo por tais situações!

    Tem um vizinho que mora em frente a casa de meus pais(são idosos e tem problemas de pressão alta), que aos finais de semana coloca as caixas de som na janela e direcionada pra rua.

    A casa do meu pai é no segundo andar, o som é como se fosse dentro de casa, não dá pra atender o telefone que fica na sala e conversar direito. O som é aqueles forrós com letras sugestivas. O som começa de 12h e vai até as 22h e as vezes até passa deste horário.

    O Código Ambiental do Município diz que a poluição sonora se caracteriza das 22h até as 6h da manhã, mas não espeçifica os décibeis, sendo que sons acima de 80 decibéis já causa ruído e é capaz de stressar. Infelizmente, não tenho um decibelímetro, mas o dito som da casa do vizinho com certeza ultrapassa este limiar.

    Não adiantava ligar pra SEMMAS(Secretaria do Meio Ambiente), pois a mesma não funciona no fim de semana. Lembro que uma vez, minha irmã ligou pro 190, e eles disseram que não podiam atender tais chamados e pediam pra ligar pra SEMMAS(0800-922000. Lembro que minha irmã falou pros atendentes, que se podia arrumar um revólver pra resolver o tal problema (ela estava indignada), pois a PM não resolve nada em relação a poluição sonora.

    Hoje, moro próximo a casa do meu pai e sempre que vou lá, o problema persiste. Acreditar em quem?Quem resolve tais problemas?Percebo que Manaus, a Lei só funciona no papel, nada funciona de fato! Passei um tempo em Porto Velho, e lá percebi que as pessoas são mais conscientes e não se vê carros com porta-malas abertos com som no maior volume transitando nas ruas e nem vizinhos barulhentos. Tá certo que as dimensões de Manaus, não dá pra comparar com Porto Velho. Mas tive esta impressão de que as Leis funcionam.

    O certo é que se você tiver algum vizinho barulhento, vai ter que se conformar e aguentar o ruído, pois não há autoridades competentes pra resolver tais problemas! Ah, e até hoje quando vou na casa de meu pai é a mesma situação!

  6. Pedro disse:

    Marcos vc tem mais poder do que nossas “toridades”, ponha a boca no trobone, seja o porta voz do cidadão sem grife!

  7. Mata disse:

    É idêntico o que eu venho passando com um vizinho onde moro. Já o denunciei várias vezes e não acontece nada. Me seguro, para não quebrar a cara desse meu vizinho barulhento. O cara continua fazendo somente de birra mesmo, barulho enssurdecedor. Eu acho que vou reclamar os meus direitos de cidadão, de ter descanso e dormir bem, ao Papa, porque aqui, em nossa cidade, na SEMMAS, não se resolve nada. Acredito até que essa secretaria é apenas um cabide de emprego. Só pode ser. Já mandei diversos e-mails, já fiz a denuncia lá nessa secretaria e não acontece nada com esse cara. Pelo jeito terei que quebrar a cara dele primeiro. Só pode ser dessa forma.

  8. Silvia Miranda disse:

    Seria cômico se não fosse trágico!!
    Não estava acreditando parecia piada!!
    Que vergonha para uma cidade como Manaus!!!
    Coitado do Jackson!!

  9. paula disse:

    Estamos passando pelo mesmo problema,e pra piorar o vizinho ainda colocou uma placa “Aluga-se para eventos”que vai até altas horas

  10. Mariana disse:

    Confesso que ri muito. Principalmente na hora q ele ficou macho. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Jéssica disse:

    Pow passa esse número pra mim, estou com o mesmo problema meu filho tem 1 ano e meio e tem autismo não consegui dormir me ajuda por favor