Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça: melhorar Manaus

Nira Lopes, leitora do site e do blog e ouvinte da rádio CBN Manaus, saiu às ruas com uma câmera fotográfica nas mãos e disposta a registrar tudo o que viu de errado.

Nira flagrou a indústria da multa do IMTT em plena ação; o supermercado DB da Saldanha Marinho (Centro) jogando água na rua e deixando o lixo do lado de fora, como se a cidade fosse a lixeira dele; a praia do Amarelinho (Educandos) abandonada, sem manutenção, tomada por mato e lixo; bêbados jogados numa casinha da saúde e na Feira da Manaus Moderna.

Confira as fotos:

Nira flagrou a indústria da multa do IMTT em plena ação; o supermercado DB da Saldanha Marinho (Centro) jogando água na rua e deixando o lixo do lado de fora, como se a cidade fosse a lixeira dele; a praia do Amarelinho (Educandos) abandonada, sem manutenção, tomada por mato e lixo; bêbados jogados numa casinha da saúde e na Feira da Manaus Moderna.

Na avenida Airão, por trás da Faculdade de Medicina da Ufam, ela encontrou policiais do Instituto Municipal de Transportes e Trânsito (IMTT) multando todos os carros. Há décadas, esses carros estacionam naquele local de forma irregular. Virou rotina. Agora, os agentes do IMTT resolveram colocar ordem na casa. Nada mais justo. Mas, Nira acha e eu concordo, não dava para passar colocando aviso nos pára-brisas de que, no dia seguinte, haveria multa para quem cometesse essa irregularidade? Seria educativo. Virou indústria da multa. Confira as fotos:

Os agentes saíram multando, a torto e a direito, como se o talonário fosse uma arma

Os carros do IMTT chegaram de surpresa ao local

NO DB da Saldanha Marinho, o flagra mostra uma torneira jorrando água na rua e o lixo deixado na calçada. Confira:

A torneira, que o supermercado deixa para ajudar os flanelinhas, fica derramando o tempo inteiro

As caixas que chegam com as mercadorias são atiradas na calçada, contribuindo para o clima de sujeira das ruas do Centro

Nossa incansável heroína foi também à praia do Amarelinho, em Educandos, um local que deveria ser uma espécie de “porto do turismo”, e encontrou este cenário desolador:

O lugar que já serviu de lazer para tantas gerações e poderia ser uma atração a mais da cidade está sujo e abandonado

Nira também esteve na Casa de Saúde Nº 10, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e na Manaus Moderna, flagrando bêbados jogados nas calçadas. São os chamados “pés-inchados”. A sociedade não pode deixá-los ao léu. Alcoolismo é doença crônica e as autoridades de saúde, o Estado e a Prefeitura, têm a obrigação de promover políticas que ajudem esses seres humanos:

A falta de abrigo numa "casa de saúde" mostra que o problema da desatenção é grave

Na Feira da Manaus Moderna, os alcoólatras se deitam nas portas, tentando emboscar alguém, a caminho da compra de alimentos, para pedir esmolas

É desse tipo de atitude cidadã que Manaus está precisando. Afinal, o primeiro pressuposto para governar bem uma cidade, segundo Jaime Lerner, considerado o melhor prefeito de Curitiba – uma das melhores cidades brasileiras – é gostar dela. E nós, cidadãos, temos que contribuir com nossa parcela de amor.

Veja também
9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Márcia disse:

    Querida Nira,
    Parabéns pela iniciativa! Como eu gostaria de contribuir e me unir a vc nesta empreitada de mudar Manaus. Entendo que precisamos fomentar um movimento de caráter civil que atue em várias áreas e conte com ampla participação popular, dando uma contribuição privilegiada e qualificada às secretarias municipais e estaduais. Seria uma espécie de um fórum permanente no qual a população poderia se manifestar, sugerir soluções, apontar problemas, enfim, produzir um ReTrato de Manaus. Quem sabe a CBN poderia pilotar esse movimento?!
    Uma pensadora moderna, indo na direção apontada pelo jornalista Marcos Santos, afirma que a Política pode ser concebida como o “Amor dos amores”.
    Nira, quem sabe da sua parcela de amor pela cidade e da escuta atenta desse blog nasça uma ação forte, corajosa,qualitativa, participativa…

  2. Raimundo disse:

    Muito bem Nira!Precisamos nos importar com Manaus,cada qual a sua maneira,mas precisamos.E vc teve uma boa iniciativa.Ainda bem que sua máquina fotográfica eh digital,caso contrario iria gastar muitos filmes,haja vista que o que existe de mazelas nesta cisdade não esta no gibi.Continue fotografando e postando.Eh uma otíma forma de denuncia.

  3. urubservador do norte disse:

    Caros amigos,
    É louvável a atitude da nobre colega Nira, mas todos hão de convir que Manaus está crescendo muito e na maioria das vezes não tem como fiscalizar toda Manaus a todo instante. Agora temos que nos unir para termos uma Manaus muito melhor porque, do contrário, é impossível nós termos uma cidade organizada. Então vamos nos unir e fazer atos generosos como o seu, Nira.

    Eu venho acompanhando de perto as ações das secretarias de infraestrutura e limpeza publica, que, aliás, está muito bem organizada pelo nosso secretario Aparecido e aquele outro homem incansável, Chico Mendes, que trabalha de domingo a domingo. Agora precisamos contribuir com eles. Parabéns Nira, pela sua atitude, vamos ajudar nossos secretários e nosso prefeito a termos uma Manaus melhor.

  4. Jorge disse:

    Parabéns do Nira Lopes,vou fazer o mesmo sairei apartir de hoje com minha câmera digital e registrarei o descaso
    com nossa cidade,causado pelo descaso do publico e do privado.

  5. Abel disse:

    A Nira disponibilizou as fotos em seu blog ou somente aqui no blog do Marcos Santos? Parabéns Nira, precisamos desses voluntários que mostrem aonde estão os erros, para que sejam, todos eles, corrigidos.

  6. Nunca tenho muito tempo para assistir seu programa nas manhas, porém sei da repertucao e do sucesso, então vejo sugerir que pelo menos comentem o acontecimento que foi ao ar nessa segunda no programa CQC da BAND, tentarei mais informações para te informar, mas por enquanto essas já sao de uma boa importancia.

    Links: http://www.band.com.br/cqc/blog.asp?id=279859
    http://www.band.com.br/cqc/blog.asp?id=279666

    Obrigado pela atenção, precisamos ficar atento em tudo na nossa cidade.

    Ayrlonn Galvão

  7. David disse:

    GRANDE INICIATIVA!!!! Que outros tb a tenham e que o blog esteja sempre aberto a esses exemplos de cidadania.

    Só discordo quando se fala que o IMTT deveria avisar antes de sair multando. Será que ainda há necessidade de eduacar alguem que estaciona o carro no meio da rua???? Tem mais é que sair multando mesmo.

  8. washington disse:

    parabens pela iniciativa, mas parece que as pessoas que deveriam zelar pelo patrimonio publico so ficam atras de uma mesa em seus gabinetes refrigerados. pouca vergonha para esses que dizem ser homens publicos.peço para que eles leem mais os blogs da cbn se não tiverem ideia por onde começar.

  9. Marcos Santos

    Outro grande problema na cidade é o transporte urbano http://stpmanaus.wordpress.com/2010/04/08/transurbano/

    Veja esse tópico com fotos que fiz comparando o sistema de transporte urbano adotado na cidade de Curitiba e Bogotá. Avaliei as falhas que ocorreram quando esse sistema foi implantado em Manaus e quais problemas ele gerou!